Trabalhadores protestam contra descentralização do SUS e Reforma Administrativa
Ontem (21), aconteceu um ato em defesa do Hospital Federal de Bonsucesso, contra a privatização da saúde pública, em frente ao Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro. O ato foi organizado pelo Sindsprev-RJ, com participações de vários sindicatos e centrais sindicais. A FENASPS, por meio de nota pública, reiterou sua posição contrária à privatização, enfatizando que a transferência da gestão dos hospitais federais para organizações sociais representa um retrocesso, prejudicando a qualidade do atendimento no SUS.
Paulo Lindesay, diretor da Executiva Nacional da Assibge-SN, Coordenador do Núcleo Sindical Canabarro e Coordenador da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) – Núcleo RJ, prestou solidariedade aos trabalhadores(as), além de alertar para os riscos que o projeto de reforma administrativa do governo militar representa. Ele destacou o estudo do governo federal sobre o decreto nº 200/1967, que já na época favorecia a descentralização e a terceirização de serviços públicos, incluindo a saúde.
Nesta sexta-feira (25), o Supremo Tribunal Federal poderá julgar o possível fim do Regime Jurídico Único Estatutário, o que pode impactar diretamente os servidores públicos, reforçando a importância da luta coletiva em defesa dos direitos dos trabalhadores.
Leia a nota completa da FENASPS aqui.