Tudo na vida tem limite, menos as taxas de juros que os bancos cobram no Brasil

Compartilhe:

Já parou para pensar como é absurdo o fato de não haver um limite estabelecido para a cobrança de juros no Brasil? É como se os bancos e financeiras tivessem passe livre para explorar o cidadão desesperado e endividado. Uma completa injustiça.

Ao mesmo tempo, graças ao chamado teto de gastos do Orçamento Federal, há limite para investimentos em saúde, educação, infraestrutura, previdência… enfim, para tudo, menos para a dívida pública, que já absorve mais da METADE de todos os recursos do país e tem total privilégio para o seu pagamento.
Acontece que essa dívida não traz contrapartida alguma para o desenvolvimento do país, como o próprio Tribunal de Contas da União (TCU) já afirmou, e cresce cada vez mais devido ao pagamento de…juros! Essa falha precisa ser corrigida o quanto antes.

O Projeto de Lei Complementar PLP 104/22, originado a partir da Campanha pelo Limite dos Juros no Brasil, criado pela ACD e demais entidades apoiadoras, pretende estabelecer um limite de juros de no máximo 12% ao ano, ou o dobro da Selic, o que for menor, além de eliminar os mecanismos que enriquecem bancos e fazem com que as taxas de empréstimos, cartão de crédito e cheque especial, por exemplo, sejam abusivas.

Apoie essa ideia! Faça a sua parte e pressione parlamentares pela aprovação do PLP 104! Ele já está em análise por comissões da Câmara dos Deputados e pode ser aprovado com a sua ajuda. Clique aqui e acesse a ferramenta para enviar a mensagem que preparamos para todos os deputados e deputadas.

#LimiteDosJurosJá #TemQueVirarLei #PLP104SIM