Vida além do trabalho: pelo fim da escala 6×1
Como publicado pela CSP-Conlutas, uma das reivindicações históricas da classe trabalhadora – a redução da jornada de trabalho, sem redução de salário – “viralizou” nas redes sociais nos últimos dias e ganhou força no debate político nacional. Trata-se da luta pelo fim da jornada 6×1, encampada pelo Movimento VAT (Vida Além do Trabalho) e que se tornou tema de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que está em fase de recolhimento de assinaturas no Congresso para iniciar a tramitação.
A reivindicação é pelo fim dessa jornada considerada “desumana”, que prejudica o bem-estar e a saúde mental dos trabalhadores ao inviabilizar tempo para descanso, convívio familiar e atividades de lazer, já que são 6 dias de trabalho e apenas 1 dia de folga, em algumas escalas, inclusive, flexível.
Para iniciar a tramitação, a PEC precisa reunir a assinatura de, no mínimo, 171 dos 513 deputados. No entanto, no Congresso, formado em sua maioria por parlamentares empresários ou representantes dos setores patronais, o tema causou grande polêmica. Deputados do PL, como Nikolas Ferreira, Eduardo Bolsonaro e Marco Feliciano, por exemplo, deram declarações absurdas contra a PEC, defendendo, na prática, que os trabalhadores devem trabalhar até a exaustão.
Os políticos da direita, contudo, têm sido alvo de críticas até de seus apoiadores e de ironias, que criticam os privilégios de deputados e senadores no Brasil que trabalham no máximo três dias por semana, quando o fazem. Ou seja, não têm nenhuma moral para atacar a redução da jornada de trabalho.
Já o governo Lula divulgou uma nota vergonhosa, através do Ministério do Trabalho, em que informou “que tem acompanhado o debate”, “considera a redução da jornada possível”, mas que “essa questão deveria ser tratada em convenção e acordos coletivos entre empresas e empregados”. Ou seja, repete o mesmo discurso dos setores empresariais.
É hora de unirmos nossas forças e lutar pelo #FimdaEscala6x1! A Campanha Nacional por Direitos Sociais está junto nesta mobilização. Conheça e participe! Acesse aqui e saiba mais.
Entre em contato com a Coordenação ([email protected]) e faça parte desta Campanha.
#DireitosSociaisJá