Vitória momentânea contra instalação de usina de gás metano em Caçapava-SP
🌳✊🏾 A Campanha Nacional por Direitos Sociais destaca uma vitória importante: moção de repúdio à termelétrica assinada em Caçapava (SP)! 🌳✊🏾
No dia 29/10, a Dra. Raquel Henrique esteve na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Caçapava para informar os munícipes, vereadores e vereadoras sobre os perigos do projeto de instalação da maior usina termelétrica de gás fóssil de metano da América Latina na cidade.
👉🏿 Durante a apresentação, a Dra. Raquel destacou falhas graves no estudo de impacto ambiental elaborado pela empresa Natural Energia, responsável pelo projeto. O estudo negligencia aspectos como a dispersão da poluição atmosférica e oculta os riscos da inversão térmica na região durante o inverno, além de ignorar a necessidade de diálogo com as comunidades diretamente afetadas pela usina.
📣 Até o momento, 11 municípios do Vale do Paraíba já repudiaram a usina, e, nesta última terça-feira (05/11), a maioria dos vereadores de Caçapava assinou uma moção de repúdio ao projeto. A leitura da moção foi feita pela vereadora Dandara Gissoni, e apenas o vereador Wellington Felipe se recusou a assinar o documento.
⚠️ É importante ressaltar que, no Brasil, as dez maiores termelétricas de metano estão em áreas litorâneas ou planas, onde os ventos são mais intensos, o que ajuda a dispersar a poluição. Caçapava, no entanto, está em uma região entre montanhas, com ventos fracos, o que prejudica a dispersão dos poluentes e coloca em risco a saúde de mais de 2 milhões de pessoas.
‼️ A Campanha Nacional por Direitos Sociais apoia essa luta! O Vale do Paraíba e Caçapava dizem NÃO à termelétrica, por saúde pública e justiça climática!
Entre em contato com a Coordenação ([email protected]) e faça parte desta Campanha.
#DireitosSociaisJá