Economista vencedor do Prêmio Nobel diz que Lula está certo sobre juros

Compartilhe:
Vencedor do prêmio Nobel de Economia, professor da Universidade de Columbia (EUA) e antes economista-chefe do Banco Mundial (1997-2000), o estadunidense Joseph Stiglitz concedeu entrevista exclusiva à BBC News Brasil, onde afirma que os bancos centrais do mundo erram ao combater a inflação atual com elevação de juros. Para Stiglitz, a elevação atual dos juros faz mais mal do que bem, por ser uma medida de política monetária que tem por objetivo aumentar o custo e restringir a oferta de crédito, esfriando a economia para reduzir a inflação. (leia a entrevista completa na BBC Brasil)
 
Há tempos a Auditoria Cidadã da Dívida denuncia os efeitos perversos da elevação de juros decorrentes da política monetária do Banco Central do Brasil. Sem justificativa técnica para manter a taxa básica de juros em 13,75% ao ano, o BC está amarrando a economia e sacrificando a população, cumprindo apenas a declaração que seu presidente, Roberto Campos Neto, deu em 2021, de que seria necessário “colocar o país em recessão para recuperar a credibilidade”.
 
Não podemos continuar reféns desse Banco Central independente que fabrica crises para o próprio país. O limite dos juros no Brasil precisa estar em lei. Apoie o Projeto de Lei Complementar (PLP) 104/22 e nos ajude a mudar essa história! O PLP 104/22 estabelece um limite máximo de 12% ao ano em operações de empréstimo e acaba com os mecanismos financeiros que fazem o Brasil ter uma das taxas de juros mais altas do mundo!
 
Vote favoravelmente na enquete oficial e cobre o seu deputado pela aprovação! #LimiteDosJurosJá #TemQueVirarLei