Em plena crise, grande imprensa e analistas neoliberais querem menos gastos públicos

Compartilhe:

Parece incrível, mas é isso que a grande imprensa tradicional está pedindo, alegando que a dívida está subindo por causa da alta do IGP-M, que já subiu 18% em 2020, quando na realidade a dívida explodiu por causa da farra das “compromissadas” que querem legalizar com o PL 3.877/20.
Em plena crise que já se arrasta há 6 anos (o PIB per capita em 2019 foi 7,35% inferior a 2013 e em 2020 deve haver queda de mais 5% do PIB) ainda tem gente que defende essa política monetária suicida! Repetem a mesma ladainha de sempre: se cortar mais gastos públicos os bancos e grande investidores vão ficar bonzinhos e aceitarão comprar títulos da dívida cobrando juros mais baixos… Enquanto a taxa média de juros da dívida tem sido mais que quatro vezes superior à Selic… E ainda ficam dizendo que é normal que o governo tenha que pagar juros mais altos sobre os títulos da dívida pública por causa da inflação, e que teria que se garantir a rentabilidade dos rentistas. Infame!

Os economistas neoliberais gostam de propor juros altos para controlar inflação, mas se querem mesmo controlar inflação, que peçam para o governo::
1. parar de sucatear a CONAB e façam estoques reguladores de alimentos! Absurdo termos inflação de alimentos em um país como o Brasil!
2. parar de produzir escassez de moeda ao remunerar a sobra de caixa dos bancos que deveria ser emprestada à população a juros baixos!

DÍVIDA? AUDITORIA JÁ!

Clique para ler notícia do Valor Econômico