Empréstimo pela conta de energia: mais um mecanismo criado para comprometer os mais pobres

Compartilhe:
A cada dia o mercado financeiro nos dá mais motivos para seguirmos fortes em nossa Campanha pelo Limite dos Juros e dar um fim às extorsivas taxas aplicadas no Brasil. Com notícias apontando que 70% dos brasileiros e brasileiras estão endividados e não possuem reserva alguma de emergência, o mercado cria mecanismos para iludir a população através de empréstimos de alto risco. Não bastasse o absurdo consignado até sobre o auxílio aos mais pobres, agora surgem os empréstimos pessoais que serão cobrados juntamente com as contas de água, gás e energia elétrica!
 
O que é vendido como uma solução para aliviar o aperto financeiro a curto prazo, pode se tornar uma enorme armadilha para o futuro, deixando o cidadão ainda mais endividado e sem energia e serviços essenciais em casa, já que sua conta de luz irá automaticamente encarecer com as parcelas do empréstimo e seus altos juros! É uma vergonha que o trabalhador precise se tornar refém de financeiras e comprometa até o fornecimento de energia de sua própria casa pois não consegue acesso a crédito fácil nos bancos.
 
Isso acontece porque o Banco Central remunera diariamente a chamada “sobra de caixa” desses bancos, isto é, o dinheiro da população que está depositado ou aplicado e que deveria retornar à sociedade em empréstimos, mas acaba ficando no BC e rendendo juros somente aos bancos. Isso se dá por meio das “operações compromissadas” e dos “depósitos voluntários remunerados”, sob a falsa justificativa de controlar a inflação. Não fosse por isso, esse dinheiro seria emprestado à população, com juros bem mais baixos que os praticados atualmente – como acontece em países desenvolvidos! (saiba mais aqui)
 
Lutar pelo limite dos juros é lutar para pôr fim a este ciclo de injustiças, onde só quem enriquece são as instituições financeiras, cada vez mais criativas para tirar dinheiro do trabalhador em situação de desespero. Apoie a nossa campanha e faça parte dessa mudança! Fique de olho nas redes, participe da live da ACD hoje (https://youtu.be/KcAjJsrX5rU) e pressione os parlamentares para dizerem SIM ao PLP 104/2022 (https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2333328).
 
#LimiteDosJurosJá #TemQueVirarLei