Esse é só o começo do grande risco de servidores que migraram para o FUNPRESP
Notícia da Rede Brasil Atual (RBA) destaca que a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe) teve prejuízo com a fraude contábil anunciada na Americanas. O valor de mercado indicado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) aponta uma perda de R$ 11,576 milhões, ou de 77% do valor investido. (Leia mais no site da RBA em https://bit.ly/3DeWRG2).
Essa perda é um alerta para aqueles servidores que optaram pela migração do regime de Previdência (RPPS) para a Funpresp. Apesar de o prejuízo ser aparentemente reduzido quando comparado ao patrimônio de R$ 6,49 bilhões (dados de dezembro de 2022), preocupa o fato de a aposentadoria de milhões de servidores e servidoras estar suscetível a estas oscilações do mercado, incluindo possíveis fraudes.
A Auditoria Cidadã da Dívida alertou por diversas vezes para o risco da adesão à Funpresp, deixando trabalhadores submetidos ao teto do INSS e aos riscos do mercado financeiro, com os benefícios de suas aposentadorias diretamente dependentes do aumento dos lucros de empresas (muitas vezes acompanhado do aumento da exploração de trabalhadores), ou por meio de juros altos, que beneficiam grandes rentistas da chamada dívida pública.
A coordenadora nacional da ACD, Maria Lucia Fattorelli, tratou sobre o tema em diversas palestras. Acesse o link do nosso site para assistir como foram as apresentações e entender mais sobre o tema. https://auditoriacidada.org.br/acd-alerta-para-os-riscos-e-danos-no-ultimo-dia-de-migracao-para-a-funpresp/