Ganhos à custa do povo

Compartilhe:

O Jornal O Globo divulga a pesquisa da Revista Forbes, mostrando que em 2010, o número de bilionários brasileiros cresceu de 18 para 30, ou seja, um crescimento de 67%.

Destes novos 12 bilionários, nada menos que 8 são banqueiros, refletindo a ampla lucratividade do setor no país, gerada pelos imensos ganhos com as taxas de juros mais altas do mundo, incidentes sobre a dívida pública e também sobre os empréstimos a pessoas em empresas. Como os bancos aplicam boa parte de seu capital na dívida pública, com alta rentabilidade, não lhes interessa emprestar dinheiro a juros baixos.

Enquanto os rentistas bilionários ganham cada vez mais às custas do povo, o governo corta recursos de importantes áreas essenciais ao Estado, tais como a Polícia Federal. O Jornal de Brasília mostra a manifestação da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), protestando contra a provável inviabilização de ações, investigações e operações. Estão prejudicados também projetos de modernização como a reestruturação de carreiras, o adicional de provimento nas fronteiras, os concursos para admissão de novos servidores policiais e administrativos, e o controle migratório nos aeroportos.

Outro país que cortou enormemente os gastos sociais – para atender a vontade dos rentistas – foi a Grécia, na esperança de obter a “credibilidade do mercado”. Porém, ainda assim as “agências de classificação de risco” rebaixaram a nota da dívida grega (ou seja, em bom português, anunciaram que havia grande risco do país não pagar sua dívida) e isto fez com que os rentistas exigissem juros cada vez mais altos para refinanciar a dívida, empurrando a Grécia para o FMI.

Agora, o jornal Estado de São Paulo mostra que parlamentares gregos querem que o governo processe a agência Moody`s por ter novamente rebaixado a dívida grega na segunda feira, logo na véspera de um novo empréstimo tomado pelo país, jogando os juros para cima, numa manobra altamente lesiva ao país.

Parlamentares gregos querem retaliar Moody’s
Socialistas pediram ao governo para processar agência que rebaixou nota de risco do país
O Estado de São Paulo – 10 de março de 2011 | 0h 00