Grande mídia elogia Bolsa Banqueiro e se recusa a publicar contraponto da ACD

Compartilhe:

O jornal “Valor Econômico” publicou artigo de ex-chefe de Departamento do Banco Central com o título “Depósitos voluntários e dívida pública: PL resgata a competência do BC para emitir títulos próprios, proibida pela LRF”.

O referido artigo elogia o fato de a Lei ordinária 14.185/2021 ter revogado parte da chamada Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei complementar 101/2000) para viabilizar o pagamento da Bolsa-Banqueiro. O autor explica que para operacionalizar esse pagamento, o Banco Central terá que voltar a emitir títulos públicos, o que é proibido pela LRF.

Visando contribuir para o necessário debate de ideias e mostrar o outro lado da questão, a coordenadora da ACD Maria Lucia Fattorelli enviou ao Valor Econômico o artigo “Vale até revogar a chamada ‘LRF’ para garantir o overnight aos bancos?” O texto expressa outro ângulo de visão e mostra a forma sorrateira como a chamada “Lei de Responsabilidade Fiscal” foi revogada para garantir mais lucros para bancos.

Em seu próprio manual de Princípios Editoriais, o Grupo Globo, ao qual pertence o Valor Econômico, afirma ter compromisso com o contraditório. Apesar disso, o Valor recusou a publicação do nosso artigo na coluna “Opinião”, afirmando que estes princípios são aplicados para reportagens e que “não é orientação do jornal dar o mesmo espaço de artigo para quem tiver uma opinião contrária, pura e simplesmente…”. Nos foi oferecido apenas um espaço na seção de “Cartas”, de até 400 caracteres, ou seja, apenas 5 linhas!

A ACD irá buscar um novo veículo que de fato cumpra o papel de levar informações à sociedade, principalmente porque essa injustificada BOLSA-BANQUEIRO está sendo paga aos bancos com dinheiro da sociedade.

Esse fato comprova, mais uma vez, que quando os interesses do poder financeiro estão envolvidos, a grande mídia só ouve um lado da história e não há espaço para que “os diversos ângulos que cercam acontecimentos” sejam mostrados. A grande mídia tem lado! Por isso é tão importante que compartilhem, comentem e fortaleçam nossas redes sociais. Seguiremos fazendo a nossa parte e contamos com vocês!