Greve Geral: EUROPA X DÍVIDA

Compartilhe:

Notícias diárias comentadas sobre a dívida – 14/11/2012

 

Hoje, trabalhadores da Espanha, Portugal, Itália, Grécia e França fizeram grandes manifestações contra as políticas impostas pelo FMI e a União Européia, que visam cortar gastos sociais e direitos dos trabalhadores para viabilizar o pagamento de uma questionável dívida, feita em grande parte para salvar bancos falidos.

Na Grécia, manifestantes exibiram um gigantesco marionete em frente ao parlamento, em protesto contra o governo que aceita as medidas nefastas do FMI. Na Espanha, 60 pessoas foram presas e 34 ficaram feridas. Conforme mostra o Portal G1, “os espanhóis estão furiosos que os bancos tenham sido resgatados com dinheiro público, enquanto as pessoas comuns sofrem. Uma mutuária espanhola cometeu suicídio na semana passada enquanto oficiais de justiça tentavam despejá-la de sua casa por falta de pagamento da hipoteca.”

Recentemente, o próprio FMI reconheceu que estas medidas aprofundam a crise, ao invés de resolvê-la.  Cortes de gastos sociais deprimem a economia, gerando mais desemprego e reduzindo a arrecadação, dificultando o próprio pagamento da dívida, e levando a sucessivos e intermináveis pacotes  de cortes de gastos sociais e reformas neoliberais.