Imprensa repercute o trabalho da Auditoria Cidadã da Dívida

Compartilhe:

Notícias diárias comentadas sobre a dívida – 13/11/2012

 

O Jornal do Comércio de Porto Alegre noticia a realização do 22º Congresso da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Fenastc), cuja palestra de abertura será feita amanhã pela Coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli. Conforme mostra o jornal:

“De acordo com o presidente da Fenastc e do Ceape, Amauri Perusso, um estudo elaborado por Maria Lucia, no Equador, apontou uma grande transferência de recursos do Estado para o setor financeiro privado, por conta da dívida. Com base no estudo, o presidente Rafael Correa propôs aos credores uma renegociação do passivo, pagando 30% do valor dos títulos da dívida, tendo conseguido renegociar 95% dos papéis. (…) Perusso diz que é preciso fazer uma auditoria mais aprofundada. “Ela não pode ser uma auditoria tradicional, que examina apenas se os movimentos estão devidamente contabilizados e se os números batem entre a informação do credor e do devedor. A auditoria cidadã vai discutir a legitimidade da dívida”, explica, observando que ela deve questionar se “é razoável ou não a sociedade ter de se responsabilizar por esta dívida (…) apenas a rolagem da dívida pública federal custa R$ 708 bilhões à Nação, o que corresponde a 45,05% das despesas totais da União. “Quanto desta dívida foi transferida para responsabilidade pública, quando não era? Quanto efetivamente foi pago? O que incide sobre essa dívida? Qual a capacidade do País de exercer uma política soberana sobre esta dívida?”, questiona o auditor, adiantando a linha de discussão que será estabelecida no congresso.”

O Portal da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) divulga a participação de Maria Lucia na reunião desta entidade, onde apresentou um estudo sobre a dívida dos estados com a União.

A TV Senado também repercute a atuação da Auditoria Cidadã sobre o tema da dívida dos entes federados com a União, trazendo uma entrevista com Maria Lucia, mostrando os graves indícios de ilegalidades destas dívidas, que comprometem os gastos sociais, prejudicando o povo.

Também sobre o tema, dia 29/11 será realizado evento na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde será lançado o livro “Dívida Pública do Estado de Minas Gerais”, de Fabrício Augusto de Oliveira e Claudio Gontijo, e o Caderno de Estudos “A Dívida Pública em Debate: saiba o que ela tem a ver com a sua vida”, de Maria Lucia Fattorelli e colaboradores da Auditoria Cidadã da Dívida.

 

_________________________________________________

Caso queira receber diariamente este material em seu correio eletrônico, envie mensagem para auditoriacidada@terra.com.br