Juros altos são destaque negativo em três notícias na grande mídia

Compartilhe:

Cada dia está mais claro o mal que os juros altos têm feito para o Brasil. Apenas nesta segunda-feira, dia 20 de março de 2023, temos três notícias que demonstram bem o impacto negativo desta política monetária implantada pelo Banco Central e confirmam a assertividade da campanha pelo limite dos juros no Brasil, liderada pela ACD (www.auditoriacidada.org.br/limitedosjuros).

No Valor Econômico, o vencedor do Prêmio Nobel de Economia, Josehph Stiglitz se choca com as taxas brasileiras, classificadas por ele como uma “pena de morte”, e afirma que é surpreendente o país ter sobrevivido a elas aos 13,75% anuais da Selic e os 8% anuais de juros reais. “A pergunta é: há justificativa para os juros altos? No mundo como um todo, tudo se refere à questão da inflação. Mas qual é a fonte da inflação? (…) Aumentar os juros é contraprodutivo. […] Aumentar taxas de juros não resolve nenhum desses problemas, só os torna mais graves”, afirmou o economista americano.

Ainda no Valor, o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes, disse que as taxas de juros em vigor hoje no Brasil são “pornográficas”, durante participação no seminário “Estratégias de desenvolvimento sustentável para o século XXI”, promovido na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ele afirma que o problema fiscal não é uma boa explicação para isso. Já no Estadão, a consequência dos juros é estampada na suspensão das linhas de produção das montadoras de automóveis General Motors, Hyundai e Stellantis (dona das marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën), devido à desaceleração da economia, aos juros altos e a inflação.

Até quando o Brasil continuará refém do Banco Central e das suas desculpas para manter os juros elevados? O país precisa voltar a crescer! Desse jeito não há economia que resista. A próxima reunião do Copom para definir se os juros sobem, descem, ou continuam na mesma, será nesta semana, e nos dará um recado claro da direção em que a economia vai tomar. Vamos tratar bastante deste tema na live da ACD nesta noite! Venha participar e se aprofundar nesse assunto tão importante. Assista ao vivo em www.youtube.com/live/ZaiGc2lDl7E. Esperamos vocês!