Juros do rotativo do cartão sobem para 445,7%, diz BC

Compartilhe:

A Rede Brasil Atual publicou uma notícia revelando que a taxa média de juros no rotativo do cartão de crédito atingiu um alarmante patamar de 445,7% ao ano em julho, de acordo com dados do Banco Central. Isso representa um aumento de 8,7 pontos percentuais em relação ao mês anterior e um assustador crescimento de 50,8 pontos percentuais em 12 meses.

Esta modalidade de crédito, conhecida por sua exorbitante soma de custos, é considerada a mais cara do país. Os consumidores são empurrados para o rotativo quando não conseguem pagar o valor total de suas faturas, e após 30 dias, as instituições financeiras parcelam a dívida, com juros que juros que chegam a 445,7% ao ano, em média.

Vale destacar que o teto para os juros do cartão e de quaisquer outros financiamentos está no centro do Projeto de Lei Complementar 104/2022, surgido a partir de proposta da Auditoria Cidadã da Dívida e várias outras entidades, que estabelece a taxa máxima de 12% ao ano, ou o dobro da Selic, o que for menor

*Limite dos Juros*

Para além dos juros do cartão, a política de juros que criou um sistema da Dívida Pública precisa ser revista. Se você ainda não conhece, a Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) lançou a campanha “Limite dos Juros tem que se tornar Lei”. Acesse aqui, compartilhe, participe!