MOVIMENTE-SE

SAIBA MAIS: Você concorda que as altíssimas taxas de juros cobradas no Brasil travam a vida do povo e amarram a economia do país?

As taxas de juros de mercado correspondem a um dos principais preços da economia, pois os juros refletem o custo do dinheiro.

Quando esse custo é baixo, as micro, pequenas e médias empresas se encorajam a tomar empréstimos para investir, abrindo novos ou ampliando seus negócios. Assim, geram mais produtos e serviços, emprego e renda para a população e promovem a circulação da renda na economia, beneficiando todos os setores: indústria, comércio, serviços e também o governo, que arrecada tributos em todas as operações. Este é o chamado ciclo virtuoso da economia, no qual todos os setores ganham.

Quando as taxas de juros ficam elevadas demais, ocorre o contrário: a economia fica amarrada e todos perdem, instalando-se um ciclo vicioso, com queda no investimento, gerando quebra das micro, pequenas e médias empresas. Já as grandes empresas em geral possuem capital próprio e acesso a crédito fácil e barato, isenções fiscais, dentre outras vantagens, porém, geram poucos empregos. Tal situação gera o consequente aumento no desemprego, queda nos salários, e aumento da fome e miséria. Exceto para os bancos, que são remunerados diariamente pelo dinheiro que eles não emprestam, e batem recordes de lucros! Face à possibilidade de depositar sua sobra de caixa no Banco Central, recebendo remuneração diária e garantida (por meio das chamadas “operações compromissadas” e dos “depósitos voluntários remunerados”), os bancos só emprestam para pessoas e empresas a juros elevadíssimos.