LIVE – 9/8 19h: Ameaça aos Bancos Públicos Regionais – MP 1052/21

Compartilhe:
Na próxima segunda-feira (9), às 19h, a live da Auditoria Cidadã da Dívida discutirá mais um tema de grande importância: a ameaça aos Bancos Públicos Regionais, através da Medida Provisória 1052/2021, que inviabiliza o funcionamento dos bancos públicos do Nordeste e da Amazônia (BNB e BASA), numa clara tentativa de levá-los à inanição e à privatização, ofendendo o Art 3º. da Constituição Federal, que insere entre os objetivos fundamentais da República o desenvolvimento regional.
A coordenadora nacional Maria Lucia Fattorelli recebe três convidados para debater o tema:
 
– Fábio Sobral, Professor de Economia Criativa da UFC – Universidade Federal do Ceará
– Gilson de Lima, Presidente da Associação Empregados do Basa – Banco da Amazônia S/A
– Rita Josina, Diretora-presidente de AFBNB – Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil
 
A MP 1052/21 traz uma série de ataques aos trabalhadores, à sociedade e às instituições de um modo geral, com a alteração das regras dos Fundos Constitucionais de Financiamento (FCO, FNO e FNE), reduzindo drasticamente a taxa de administração das instituições que administram tais fundos: principalmente o Banco da Amazônia (BASA) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
 
Em julho, Fattorelli participou de reunião do Conselho de Representantes da AFBNB para discutir o tema, reforçando o apoio da ACD à esta importante causa (assista aqui). Acesse a nota criada pela AFBNB e saiba mais sobre por que devemos dizer não à MP 1052/21, em texto que já foi enviado aos parlamentares.
 
Esperamos vocês, é ao vivo no Facebook e no canal da ACD no Youtube!