Maiores empresas financiam eleições

Compartilhe:

JORNAL “CORREIO DO POVO”

 

24/07/2015 – Maiores empresas financiam eleições

 

A concentração de riquezas oriunda das manobras tributárias entre grandes empresas e bancos, além de empobrecer as sociedades, também exerce uma pressão danosa sobre o Estado democrático. O alerta é da coordenadora nacional do movimento Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli. “Para manter o poder econômico, organizações empresariais e financeiras patrocinam campanhas eleitorais, influenciando sobre a escolha dos representantes da sociedade”, advertiu.

De acordo com o Instituto Justiça Fiscal (IJF), que mantém a iniciativa “Os Donos do Congresso” no website (osdonosdocongresso.com.br), a ameaça sobre o sistema democrático pode ser dimensionada com dados recentes do Brasil, através do cruzamento de informações sobre os políticos eleitos e quem foram os patrocinadores de suas campanhas. “As últimas eleições tiveram 60% do financiamento com recursos de empresas (R$ 1,15 bilhão). Na lista dos doadores figuram cerca de 80 empresas que patrocinaram campanhas de 80% dos deputados eleitos, o que corresponde a mais 400 dos 513 componentes da Câmara”, exemplificou o diretor do IJF, Dão Real dos Santos.

Já a palestrante do Instituto de Estudos Socioeconômicos de Brasília, Grazielle David, destacou que a corrupção representa 12% do volume de dinheiro da evasão, elisão e sonegação.