Mais de 125 milhões no Brasil sofrem com fome, diz estudo

Compartilhe:

Por que está difícil para mais de 50% dos brasileiros “comerem em quantidade e qualidade ideais desde a chegada do vírus”? (Como mostra matéria da Folha de São Paulo – “Mais de 125 milhões de brasileiros sofreram com insegurança alimentar na pandemia, revela estudo”)

É inegável que os preços dos alimentos aumentaram de maneira assustadora nesse período pandêmico, mas, simplesmente, usar a inflação como justificativa para tal fenômeno e apresentar como solução do problema o aumento de juros é um desrespeito à população brasileira. No entanto, é essa a farsa defendida pelo Ministério da Economia, pelo Banco Central do Brasil e pela grande mídia financiada pela elite parasita que se beneficia desse mito.

Como, então, o 3º maior produtor de alimentos do mundo pode não ter oferta suficiente de mantimentos dentro do seu próprio território a ponto de os preços serem tão elevados e acarretar a fome de milhões de famílias? A Auditoria Cidadã da Dívida já denunciou diversas vezes que a alta dos alimentos, no país, é produzida por “erros” da política agrícola e agrária que priorizam o agrobusiness voltado à exportação: “Empresas do ramo têm lucros estratosféricos e recebem benefícios tributários. Só deixam aqui o dano ambiental e produtos caros para o povo: ISSO É ROUBO!”

Estamos vivenciando um momento assustador, no qual o lucro se sobrepôs à vida, e o Estado, que deveria, por lei, prezar pelas necessidades da população, é utilizado como instrumento de transferência de riquezas das classes populares para a elite econômica nacional e global. Ao invés de regular e estabelecer limites à atual política agrícola, ele é conivente com a situação.

O que os juros têm a ver com isso tudo?

Aparentemente, nada! Como já vimos, se a causa da inflação dos alimentos é decorrente de políticas que não possuem relação alguma com a taxa de juros do mercado brasileiro – já que o aumento dos preços é acarretado pela escassez desses produtos no mercado nacional, graças a política adotada pelo agrobusiness – por que o aumento dessa taxa é tão defendido? A resposta é estarrecedora: a elite está se beneficiando dela! Há anos, existe uma parcela minoritária da população que se mantém e multiplica seu patrimônio às custas do Sistema da dívida, por isso a manutenção da taxa de juros elevada é tão cobiçada.

Enquanto os juros são determinados de acordo com a vontade dessa parcela, a população, além de sofrer com a insegurança alimentar, é vítima também da política monetária do Banco Central que é refletida na alta dos juros do cartão de crédito, do cheque especial e também na baixa oferta de crédito a pequenas e médias empresas, que inclusive foram desamparadas pelo setor bancário na conjuntura caótica que se instaurou com o Covid-19 no país.

Precisamos virar esse jogo e derrubar esse Sistema da Dívida que amarra o país e impõe esse cenário de escassez à população!