Mais um economista renomado critica os juros altos do Brasil

Compartilhe:

Professor da Universidade de Columbia e diretor do Centro para o Desenvolvimento Sustentável, o economista Jeffrey Sachs foi mais um a criticar as altas taxas de juros do Brasil. Em notícia publicada pelo Valor Econômico nesta terça-feira (21), ele afirmou que o país é punido por taxas de juros altíssimas, fruto de políticas de bancos centrais que classifica como “muito difíceis de explicar”, e que o momento não é de austeridade fiscal, mas de aumento de investimentos públicos.

“As taxas poderiam cair, não sei em que magnitude, mas talvez 8%, 7%, 6% até. Cada ponto percentual de juro de redução significa um gasto de 0,6% do PIB em gastos com a dívida”, afirmou. Além disso, o economista também enfatizou que com juros altos, o financiamento está indo todo para o pagamento de juros da dívida, enquanto deveria estar direcionado para ” infraestrutura, saneamento, habitação, energia verde ou outros investimentos públicos de alta prioridade”.

Tudo isso é o que a Auditoria Cidadã da Dívida vem alertando há tempos! A política de juros altos no Brasil é inexplicável, pois não controla a inflação que há por aqui e só amarra a economia – além de explodir os gastos com a dívida! Hoje é dia de anúncio da nova taxa básica de juros (Selic). O Banco Central não pode continuar jogando contra a população para enriquecer ainda mais os banqueiros e rentistas que vivem de juros! #ÉHoraDeVirarOJogo #LimiteDosJurosJá