“Mercado” e grande imprensa já pressionam novo governo por “ajuste fiscal”

Compartilhe:
“Mercado” e grande imprensa já pressionam novo governo por “ajuste fiscal”
E nós? Vamos ficar parados? Auditoria da Dívida Já! Acompanhem a Live de hoje às 19h!
 
Hoje, o “mercado” e grandes jornais já partiram para o ataque, alegando que os gastos sociais estariam exagerados e cobrando um posicionamento claro do novo governo sobre as contas públicas. O principal indicador cobrado é a meta de “resultado primário”, ou seja, a diferença entre as receitas e os gastos sociais, usada para pagar a questionável dívida pública, que na verdade deveria ser auditada com participação da sociedade.
 
O que os grandes jornais não dizem é que o grande problema do orçamento federal é o pagamento de juros e amortizações dessa dívida, que já consumiram neste ano 1,834 TRILHÃO, o equivalente a mais da metade (51,2%) de todo o orçamento federal, sem que essa dívida esteja contribuindo para financiar investimentos, mas sim, para pagar os juros e amortizações dessa própria dívida. É o que deve continuar acontecendo com a adoção de tal meta de “resultado primário”, uma vez que, caso essa dívida fosse utilizada efetivamente para investimentos sociais, essa meta seria violada. Tal meta também impede que o governo utilize, para a urgente resolução dos graves problemas nacionais, os R$ 1,6 TRILHÃO que já se encontram disponíveis na Conta Única do Tesouro, valor este que também é omitido pela grande imprensa, e permanece reservado em grande parte para o sistema da dívida.
 
Se o novo governo quiser, de fato, ter sucesso e assim ser capaz de eleger seu sucessor de forma sólida e duradoura, terá que questionar o modelo econômico cobrado pelo “mercado” e pela grande imprensa. Terá que questionar o Sistema da Dívida, que atualmente faz com que menos de 30 mil super ricos – grande parte deles rentistas da dívida pública – detenham a mesma fatia da renda nacional que mais de 80 milhões de brasileiros mais pobres.
 
Acompanhem a Live de hoje da Auditoria Cidadã da Dívida, às 19h, com o tema: “Desafios do próximo governo: Não ao Ajuste Fiscal e ao privilégio dos juros”, no link https://youtu.be/tBsjBnFZcqU