Mesmo sem aumentar a Selic, Brasil segue com o maior juro real do mundo

Compartilhe:
O Banco Central anunciou nesta quarta-feira (26) sua decisão de manter, pela segunda vez consecutiva, a taxa básica de juros (Selic) no elevadíssimo patamar de 13,75% ao ano, apesar da queda da inflação nos últimos 3 meses. Com isso, o Brasil continua com o juro real MAIS ALTO DO MUNDO, de acordo com levantamento feito pela gestora de fundos Infinity e divulgado em notícia do Valor Investe.
 
O juro real é a taxa descontada da inflação esperada para os próximos 12 meses. O Brasil ficou em primeiro lugar disparado, com juro real de 7,8%. O segundo colocado, México, aparece com 5,37%, acima da Colômbia, com 5,16%. (Leia mais em http://glo.bo/3TJkTPD)
 
Enquanto rentistas fazem contas de como faturar com as taxas nas alturas, a maioria da população calcula como seguir com as contas em dia, já que a Selic alta serve como parâmetro para que os demais tipos de juros de mercado (que incidem sobre empréstimos bancários, cheque especial, cartão de crédito etc.) também disparem, levando brasileiros e brasileiras ao alarmante quantitativo de 78% de famílias endividadas.
 
O pior de tudo, é ver que a justificativa do Banco Central para essa Selic tão alta é o controle da inflação, uma justificativa sabidamente falsa, já que a inflação do Brasil é decorrente dos preços administrados pelo próprio governo, principalmente o dos combustíveis, afetado diretamente pela insana política de preços de paridade de importação da Petrobras!
 
É por isso que a Auditoria Cidadã da Dívida e dezenas de entidades da sociedade civil tomaram uma atitude e criaram a Campanha pelo Limite dos Juros, como já ocorre em quase 80 países desenvolvidos!
 
Acesse o site www.auditoriacidada.org.br/limitedosjuros e com apenas 1 clique envie a mensagem que preparamos para os parlamentares da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara, pedindo que aprovem o PLP 104/22 para termos um limite de juros de no máximo 12% ao ano! E aproveite para também acessar a enquete oficial e votar favoravelmente ao nosso projeto. Vamos virar esse jogo!
 
#LimiteDosJurosJá #TemQueVirarLei #PLP104SIM