Mídia ataca servidores aposentados: vem contrarreforma da previdência por aí?

Compartilhe:

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, o “déficit” da previdência dos funcionários aposentados do setor público teria chegado a R$ 6 trilhões, porém, a matéria não mostra a metodologia desse cálculo. Em geral esses cálculos partem da falsa premissa de que as contribuições atuais (após décadas de redução do número de servidores ativos) teriam que dar conta do gasto atual, deixando de considerar que os aposentados de hoje contribuíram no passado e inúmeras vezes as receitas da Seguridade Social foram desviadas para o pagamento de juros da dívida pública (através da DRU, por exemplo, entre outras).
O custo das aposentadorias tem sido alardeado por aqueles que não gostam de enfrentar o verdadeiro rombo das contas públicas, instalado no Sistema da Dívida. Esses que atacam omitem o fato de que servidores contribuíram durante o seu período laboral e que o direito à aposentadoria é garantido pela Constituição Federal. Alegam que o investimento público estaria caindo porque os governos federal, estaduais e municipais têm de destinar recursos para o pagamento das remunerações dos servidores aposentados, tentando jogar a culpa nas costas da classe trabalhadora.
O alarde feito por pessoas que historicamente atacam a Previdência Pública e defendem a sua privatização nos faz questionar se uma nova contrarreforma da previdência estaria sendo pensada. Historicamente, quando os veículos de comunicação tradicionais começam a dar voz a dados que possam dar a entender que funcionários públicos aposentados são responsáveis pelo rombo das contas públicas, enquanto deixam sob o tapete os recursos consumidos pelo Sistema da Dívida, é sinal de que, mais uma vez, a classe trabalhadora está em risco. Vale ficar de olho e acompanhar as notícias a respeito.