Militante Leonardo Péricles fala da luta por moradia, Sistema da Dívida e catástrofe social – Painel 9 do Seminário Nacional da ACD

Compartilhe:

O segundo a se apresentar no Painel 9 do Seminário Nacional da ACD, que tratou do Papel dia Movimentos Sociais, na manhã de sexta-feira, dia 9, foi o militante histórico dos movimentos sociais estudantis e por direito à moradia em Belo Horizonte, e atual presidente nacional da Unidade Popular (UP), Leonardo Péricles. O painelista disse que 4 milhões de pessoas já morreram vítimas de Covid-19 no mundo e que nos EUA foram mais de 600 mil. Ele atribui esses números ao sistema de saúde privado que existe nos Estados Unidos. Lembra que há um conglomerado de grupos que detém as vacinas do mundo inteiro. Estes poucos ricos têm o poder sobre a vida e a morte no planeta.

Acrescenta que o presidente Bolsonaro é considerado parte do problema porque as classes dominantes o apoiam, e que a corrupção é inerente ao sistema ultraneoliberal financista brasileiro, que tem o Sistema da Dívida em seu centro. Esta elite força o país a se manter dependente economicamente. Em sua percepção, aquele 1% dos mais ricos do país nem sequer podem ser considerados “o povo”. Resume: “Eles são entreguistas. Mantêm uma política de entregar o que tem de nossas riquezas para o capital internacional. E é importante lembrar que eles ficam ricos mantendo o Brasil assim: essa submissão garante que eles continuem muito ricos.”

Na sequência, Léo Péricles enfatiza que o processo de violência social com encarceramento em massa e ausência de direitos sociais nunca deixou de existir, mas piora em períodos de crises. Também por este motivo, é difícil falar nas periferias sobre liberdades democráticas de direito, pois o Estado nem chega a essas áreas. Lembra, ainda, que a Reforma Agrária nunca aconteceu no país e poderia resolver conflitos por terra, preservar o meio ambiente e ajudar muito na redução da desigualdade social.

 

Assista à palestra completa:

Veja o Painel 9 na íntegra: