Moção em apoio à Greve de trabalhadores(as) das Empresas Estatais ameaçadas de privatização

Compartilhe:

Conselho Político da Auditoria Cidadã da Dívida aprovou, em reunião deliberativa, moção de apoio à greve de petroleiros e demais trabalhadores de empresas estatais ameaçadas de privatização, principalmente Dataprev, Serpro, Casa da Moeda, Correios, entre outras.

Versão PDF

Moção em apoio à Greve de trabalhadores(as) das Empresas Estatais ameaçadas de privatização

A Auditoria Cidadã da Dívida, representantes de entidades parceiras e voluntários(as) participantes da reunião do Conselho Político realizada no dia 13 de fevereiro de 2020, aprovamos Moção de Apoio à greve de Petroleiros e demais trabalhadores de empresas estatais ameaçadas de Privatização, principalmente Dataprev, Serpro, Casa da Moeda, Correios, entre outras.

Historicamente, a justificativa para a entrega de patrimônio público por meio de privatizações tem sido a necessidade de pagar juros e amortizações da dívida pública, que nunca foi integralmente  auditada, conforme manda a Constituição Federal, e sobre a qual recaem inúmeras denúncias de ilegalidade e ilegitimidade, comprovadas inclusive por comissões parlamentares.

O privilégio dos gastos financeiros com a dívida pública também tem sido o responsável pelos cortes de investimentos públicos nas empresas estatais e o seu sucateamento sob várias formas, inclusive devido à redução de pessoal via demissões e ausência de reposição por concurso, o que depois é usado para justificar a venda de seus ativos.

Ademais, grande parte das privatizações tem sido financiada com recursos públicos (através do BNDES), os quais deveriam ser utilizados justamente para investimentos que evitariam a perda do patrimônio público.

Essa política nefasta segue a ideia de Estado Mínimo para a população, comprometendo a prestação de serviços públicos, enquanto mantém e avança com o Estado Máximo para o grande capital e os privilegiados rentistas que usufruem dos mecanismos do Sistema da Dívida.

 

PRIVATIZAÇÃO NÃO! AUDITORIA DA DÍVIDA JÁ!

 

Coordenação Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida

SAUS, Quadra 5, Bloco N, 1º andar – Brasília/DF – CEP:70070-939 – Edifício Ordem dos Advogados do Brasil

Telefone (61) 2193-9731 – E-mail contato@auditoriacidada.org.br  – Página web www.auditoriacidada.org.br