Não existe justificativa técnica para os juros abusivos do Banco Central

Compartilhe:

Como mostra a manchete no jornal Correio Braziliense, a mídia já está tentando classificar o embate entre o presidente Lula e o Banco Central (BC) como uma jogada política para ganhar palanque, desconsiderando como os juros altos são nocivos para a economia do Brasil. Na live da ACD desta segunda-feira, às 19h, vamos mostrar como há tempos a ACD vem denunciando que não existe justificativa técnica para a alta da taxa básica de juros (Selic) pelo BC, taxa essa que quando elevada afeta todas as demais taxas no país.

 
Durante meses o Banco Central alegou que precisava aumentar a Selic pra controlar a inflação, sendo que a inflação no Brasil decorre de preços de alimentos e preços administrados que não se reduzem com a alta dos juros. Quando a inflação finalmente baixou, foi pela redução do preço de combustíveis e energia por meio da redução de tributos, como o ICMS – medida eleitoreira e temporária, que causou prejuízo enorme aos estados, por sinal.
 
Cada hora há uma desculpa do BC para os juros seguirem altos. Já foi o debate das eleições, já foi a pressão pela PEC da Transição, a falta de nova regra fiscal… Mas justificativa técnica para amarrar a economia desse jeito, não existe. No fim das contas, essa alta taxa de juros está aí para cumprir o que o presidente do Banco falou em dezembro de 2021: colocar o país em recessão. #CPIdoBancoCentralJá