Não há nenhuma surpresa nesta inflação alta, ela foi produzida!
Com a política de preços adotada pela Petrobras (PPI) inflando o preço dos combustíveis há tempos, bem antes da guerra; a incompetência em políticas agrícolas, e aumento abusivo de energia e outros preços administrados, ONDE ESTÁ A SURPRESA? Esta inflação foi produzida e a Auditoria Cidadã da Dívida vem alertando há muito tempo!
A justificativa que tem sido usada pelo Banco Central para aumentar a Selic é o “controle inflacionário”, porém, essa justificativa é falsa e não possui base técnica alguma! Conforme Maria Lucia Fattorelli já explicou em seu artigo “Banco Central dispara juros e aprofunda a crise fabricada”, a inflação no Brasil tem sido provocada principalmente pelo aumento dos preços dos combustíveis, alimentos e tarifas (preços administrados pelo próprio governo, como Energia Elétrica por exemplo), conforme dados divulgados pelo IBGE. (Leia em https://auditoriacidada.org.br/conteudo/extra-classe-banco-central-dispara-juros-e-aprofunda-crise-fabricada)
Aumentar os juros não contem a alta destes preços e provoca aumento, em cadeia, de todos os demais tipos de juros de mercado (que incidem sobre empréstimos bancários, cheque especial, cartão de crédito etc.), o que acaba provocando elevação de preços porque todas as empresas incorporam os custos financeiros ao preço de seus produtos.
Chegou a hora de virar esse jogo e exigir uma mudança nesta política que só prejudica a população e favorece banqueiros! Precisamos de uma CPI do Banco Central!