Notícias diárias comentadas sobre a dívida – Semana de 21.03 a 25.03.2011

Compartilhe:

Notícias diárias comentadas sobre a dívida – 23.03.2011

A edição de ontem deste boletim ressaltou a importante participação da Senadora Marinor Brito (PSOL/PA) na Audiência da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, questionando o Presidente do Banco Central sobre as graves descobertas da CPI da Dívida Pública. Conforme mostrou o jornal Estado de São Paulo de hoje, a Senadora Marinor “comparou a coleta de dados do BC no mercado financeiro a “colocar a raposa no galinheiro“.

Hoje, o novo Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux desempatou a votação sobre a validade da “Lei da Ficha Limpa” para as eleições de 2010, liberando os “fichas-sujas” para assumirem cargos públicos. Assim, esta Lei somente começará a valer nas eleições de 2012.

Como consequência, a Senadora Marinor pode perder o mandato para o senador Jader Barbalho (PMDB/PA), que renunciou a seu mandato de senador em 2001 para escapar da cassação. Desta forma, a base do governo no Senado – que já possui mais de 3/5 dos senadores, conforme mostrou a votação do salário mínimo – fica ainda mais forte.

A Campanha Auditoria Cidadã da Dívida participa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, inclusive tendo ajudado na contagem das milhões de assinaturas em favor do Projeto de iniciativa popular da Campanha Ficha Limpa.

Tombini pede paciência com queda da inflação e promete mais medidas

O Estado de São Paulo – 23 de março de 2011 | 0h 00

STF anula validade da Ficha Limpa para eleições de 2010 

Folha Online – 23/03/2011 – 20h25
MÁRCIO FALCÃO – DE BRASÍLIA

Senadora critica voto de Luiz Fux contra Ficha Limpa em 2010 

Folha Online – 23/03/2011 – 20h03
GABRIELA GUERREIRO – DE BRASÍLIA

 

Notícias diárias comentadas sobre a dívida – 22.03.2011

O Jornal Estado de São Paulo noticia a fala do Presidente do Banco Central Alexandre Tombini no Senado Federal, onde defendeu a política de juros altos sob a justificativa de que seria necessário conter a atividade econômica para combater a inflação.

A Agência Senado mostra o questionamento feito pela Senadora Marinor Brito (PSOL/PA) a esta política, dado que a alta de preços tem sido causada principalmente pela  inflação internacional de alimentos e preços administrados como as tarifas de ônibus, que não são influenciados pela taxa de juros. Tombini respondeu que as altas taxas de juros são necessárias para se impedir que estas altas de preços sejam repassadas para o conjunto geral dos preços da economia.

Porém, mesmo que isso seja verdade, seria mais um motivo para que políticas alternativas fossem executadas para impedir a alta destes preços, tais como a reforma agrária e a redução dos preços administrados pelo próprio governo.

A Senadora Marinor também questionou o Presidente do Banco Central sobre uma grave descoberta da CPI da Dívida: a realização de reuniões entre o Banco Central e representantes de rentistas (bancos e fundos de investimento) para estimar variáveis como inflação, crescimento e juros, que são consideradas pelo COPOM (Comitê de Política Monetária) na definição das taxas de juros, beneficiando os próprios rentistas. Tombini reconheceu que estas reuniões acontecem, e também que tais instituições financeiras costumam acertar as suas previsões, ou seja: os bancos estimam a taxa de juros e o Banco Central as cumpre.

É preciso conter a demanda para segurar a inflação, diz Tombini

Estado de São Paulo – 22 de março de 2011 | 11h 02

Tombini informa divulgação de relatório de inflação na próxima semana

Agência Senado – 22/03/2011 – 12h37