Núcleo Alagoano da Auditoria Cidadã da Dívida é criado

Compartilhe:

 

Portal do SINDJUS/AL

10/5/2013 15:13:12
Mobilização
Núcleo Alagoano da Auditoria Cidadã da Dívida é criado


O Núcleo Alagoano da Auditoria Cidadã da Dívida foi criado, na tarde da quinta-feira (09), no Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas, contanto com as presenças de sindicalistas, professores e estudantes.

Na reunião, foram discutidos o funcionamento do Núcleo e a importância da difusão das informações. Para isso, os componentes receberam o Caderno de Estudo “A Dívida Pública em Debate” para estudar o processo de endividamento do Brasil e a execução do Orçamento da União, onde 43,98%, ou seja 752 bilhões, são destinados aos juros e amortizações da dívida pública, enquanto apenas 3,34% vão para a Educação.

O Núcleo em Alagoas, além de discutir a dívida pública brasileira, debaterá e investigará a origem da dívida pública de Alagoas, que hoje corresponde a 8,5 bilhões de reais e compromete 15% da receita do Estado. Em 2012, esse percentual representou R$ 766 milhões. O professor universitário José Menezes Gomes foi o escolhido para o cargo de Coordenador do Núcleo.

A coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Lúcia Fattorelli, que esteve presente no evento, destacou a importância da fundação do Núcleo em Alagoas, como uma atividade político da sociedade civil organizada. “Recebi o convite de professores e de estudantes para estar aqui e criar o Núcleo que investigará a dívida local e divulgará as informações nacionais. Os trabalhos desse Núcleo servirão de exemplo para outros estados porque, como aconteceu no Equador, que é um país com dimensão territorial pequena como Alagoas, mas que o resultado do relatório reduziu de 70% da dívida daquela nação.

O Núcleo já conta com o apoio de entidades sindicais, como o Sindjus/AL, Sindifisco, CSP-Conlutas, o Sindicato dos Bancários, Sindpol, entre outros, de movimentos populares, como o Movimento Mulheres e Lutas, de estudantes, de professores, entre outros.

A coordenadora de Comunicação do Sindjus/AL, Luciana Wander de Melo, cedeu o espaço do sindicato para o funcionamento do Núcleo. Segundo ela, a proposta do Núcleo irá fortalecer a luta dos trabalhadores que, ao debater a dívida pública, saberá reivindicar o orçamento para os serviços públicos e para o bem da sociedade.

 

Novo Encontro

Os interessados poderão participar da primeira reunião do Núcleo, que será realizada na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal e do MPU em Alagoas (Sindjus/AL), no dia 24 de maio, a partir das 14 horas. O encontro terá um caráter de formação e de ampliação dos componentes.

 

Fonte: http://www.sindjus-al.org.br/site2/noticiaTexto.asp?id=3222