24/3/2014 – Reunião Núcleo SC – Auditoria Cidadã da Dívida

Compartilhe:

Presentes: Guilherme Schwochau Fissmer (Estudante/Economia), Luciano Wolffenbüttel Véras (Sindprevs/SC), Luiz Artur de Oliveira (Téc.Adm. UFSC), Rosângela Bion de Assis (Assessoria de Comunicação – Sindprevs/SC), Vitor Hugo Tonw (Brigadas Populares).

Nos 24 dias de março de 2014, na sala de reuniões do Sindprevs/SC, cito a Rua Angelo La Porta, nº 85 – Centro, Florianópolis, realizou-se a primeira reunião do Núcleo de Santa Catarina da Auditoria Cidadã da Dívida.

Após a apresentação dos participantes, expondo-se a motivação e expectativas em compor tal grupo, passou-se aos informes gerais a respeito dos trabalhos e últimos contatos com a Coordenação Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida.

Informou-se sobre o curso que está sendo elaborado (em processo de finalização) e que será em EAD (Ensino à Distância) e que, em seu primeiro momento, contará com carga horária de 60 horas oferecida exclusivamente aos integrantes dos Núcleos Estaduais. Posteriormente já se estuda a possibilidade do curso ser incorporado em instituição superior de ensino, em caráter de extensão, com carga horária aproximada de 120 horas. Todos os participantes manifestaram seu desejo de participar do referido curso.

Foi feito um breve relato da participação do Sindprevs/SC junto ao Seminário Internacional sobre o Sistema da Dívida, realizado em Brasília, bem como as últimas atividades em que atuou junto ao Núcleo Nacional (Curso EAD, Lançamento Campanha Salarial, Seminário na Câmara dos Deputados).

Informou-se também sobre a vinda da Coordenadora Nacional, Maria Lúcia Fatorelli, como palestrante junto ao Congresso do Sindprevs/SC em 30/05.

Todos manifestaram a opinião de que seria importante aproveitar sua presença para efetivar o lançamento oficial do Núcleo de Santa Catarina, em local ainda a ser determinado, marcando assim politicamente o fato. Sugeriu-se contactar políticos aliados e entidades engajadas ideologicamente à questão da Auditoria Cidadã para se fazerem presentes e auxiliar junto aos órgãos e a imprensa na divulgação do evento.

Após algumas deliberações e comentários finais chegou-se aos seguintes encaminhamentos:

– Luiz irá falar sobre a Auditoria Cidadã da Dívida e a criação do núcleo de SC na Assembléia do SINTUFSC (greve dos técnicos) que ocorreria no dia 25/03;

– Guilherme e Vitor Hugo iriam tentar contactar o prof. Nildo Ouriques, informando sobre o a criação do núcleo e seu processo ainda embrionário mas com rápida expectativa de crescimento. Lembrar que o mesmo foi convidado oficialmente a participar dos trabalhos;

– Vitor verificará a possibilidade de reservar algum auditório na UFSC (Reitoria/CSE) para o evento de lançamento; (já avisou que conseguiu reservar os dias 29 e 30 de maio a noite no CSE – Centro Sócio Econômico UFSC)

– Luciano entrará em contato com a Coordenação Nacional e confirmará a vinda de Fattorelli acertando a data para o lançamento e se ela poderá vir um dia antes (29/05) ou prefirirá no mesmo dia a noite (30/05);

– Luciano também ficou de entrar em contato com políticos e apoiadores de forma a verificar a possibilidade de lançamento do Núcleo SC no plenarinho ALESC – Assembléia Legislativa do Estado;

– Fica pré-agendada a próxima reunião do Núcleo SC da Auditoria Cidadã da Dívida para o dia 28/04 na sala de reuniões do SINDPREVS, sujeito a alterações conforme disponibilidade do local ou comunicação de indisponibilidade dos participantes;


Luciano Wolffenbüttel Véras