A CAIXA PRETA DA DÍVIDA , por Douglas Soares

Compartilhe:

Estamos pagando sem dever. Em suma, a dívida pública brasileira se transformou num esquema em que o governo paga juros por um empréstimo que não fez para alguém que não sabe quem é. Dá para imaginar? Sim, dá um nó na cabeça, mas é isso mesmo o que acontece. Não é uma dívida normal em que o devedor toma dinheiro emprestado e paga juros ao credor.

A nossa é diferente, nesta o governo guarda dinheiro dos bancos, não usa esse dinheiro para nada e paga juros para manter o dinheiro guardado. Como assim? Eu faço a mesma pergunta. É uma coisa sem pé nem cabeça. Não faz sentido.

A Auditoria Cidadã da Dívida, movimento do qual faço parte, quer conferir essa conta. A verificação está prevista na constituição através de auditoria. Mas, por incrível que pareça, nenhum governo até agora autorizou a sua realização.

Para se ter uma ideia, só de juros e amortizações temos pago, todo ano, em média 40% do total do orçamento federal, onde se incluem dos tributos que nos são cobrados e embutidos nos preços dos produtos que consumimos. No ano passado, foram pagos mais de um trilhão de reais.

A coisa é feia. Nós queremos saber para onde e para quem o nosso dinheiro está indo em vez de ser revertido em nosso benefício. Queremos saber, o dinheiro é nosso.

Muitos dos Os nossos representantes no Congresso não têm feito nada para resolver essa questão, pelo contrário, têm contribuído para que mais do nosso dinheiro e patrimônio, sejam transferidos para o sistema financeiro através do rentismo. Esta tem sido a política do Ministro da Fazenda, Paulo Guedes.

Nós, do movimento Auditoria Cidadã da Dívida, estamos trabalhando para que os parlamentares se mexam e aprovem a realização da auditoria feita por nós, cidadãos.

É com esse objetivo que estou transmitindo essa informação a você, para que se some a nós sendo mais uma pessoa fazendo pressão para que deputados e senadores autorizem a realização da auditoria. Afinal de contas o dinheiro é nosso, temos o direito de saber.
Nessa empreitada, temos que contar uns com os outros para repassar o conhecimento, pois a mídia nada fala a respeito do assunto.

Por esta razão, convido você a se juntar a nós. Comente sobre a dívida com as pessoas do seu círculo. Busque mais informações no site da auditoria (www.auditoriacidada.org.br) e siga-nos nas redes sociais (YouTube, Facebook, Instagram e Twitter). Envie mensagens para os parlamentares. Temos a lista dos e-mails e das contas de Twitter de todos os deputados e senadores no Congresso. Aprenda como fazer, nós orientamos. Entre em contato conosco.

O tema é complexo pela própria natureza e se torna ainda mais quando se tenta decifrar os imbricados mecanismos que camuflam a subtração de recursos do Estado.

Compartilhe esse convite para que mais e mais pessoas se engagem nessa causa. Não se preocupe em conhecer o significado dos termos usados pelo mercado finaceiro para tentar explicar o que é a dívida. Deixe essa tarefa para os técnicos. Basta saber que ela é fictícia, que estamos pagando sem dever e por isso precisa ser auditada. Posso contar com você?

Muito obrigado.

Douglas Soares
Membro do movimento Auditoria Cidadã da Dívida, núcleo Londrina-PR.
#AuditoriaJá
Twitter: @soaresdl