ACD/MA vai protocolar pedido de informação sobre a dívida pública do Estado do Maranhão

Compartilhe:

O Núcleo Maranhense da Auditoria Cidadã da Dívida vai entregar pedido de informação sobre a dívida pública do Estado do Maranhão, a fim de rever a situação da dívida do Estado do Maranhão. O requerimento será protocolado na quarta-feira (05/08), às 15h, na sede da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ).

A auditoria da dívida pública visa por meio da análise de documentos, identificar as causas do endividamento do Estado e propor ações para superá-lo, o que acarretará benefícios para a sociedade e mais recursos para investir em políticas sociais. Durante a reunião foi destacado que o pagamento da dívida pública nos Estados também ocasiona uma série de prejuízos para a população, como a venda das empresas estatais.

“Primeiro foram privatizados os bancos estaduais [como o BEM], depois as companhias de energia [como a CEMAR] e, agora, a bola da vez são as companhias de água e saneamento. É urgente rever a situação da dívida dos Estados desde a sua origem. O passo essencial é a realização de completa auditoria com participação cidadã.” – destacou Eloy Natan, coordenador do núcleo da ACD/MA.

No fim da reunião, os participantes definiram, ainda, a realização de um Seminário Virtual sobre a Dívida Pública e a Privatização da Água, que deverá ocorrer no dia 12 de agosto (quarta-feira), às 18h30, via Google Meet. Em breve, serão divulgadas mais informações sobre o Seminário.