ACD/SC apresenta dados para coordenação nacional

Compartilhe:

*Por: Ana Carolina Madeira (jornalista e integrante da ACD/SC). Contribuíram para o texto: Charles Savaris e Luciano Wolffenbüttel Véras

O integrante do Núcleo Catarinense de Auditoria Cidadã da Dívida (ACD/SC) Charles Savaris apresentou o banco de dados elaborado por ele com orçamento federal executado de 2016 a 2020 à coordenação da ACD, por meio virtual, na reunião realizada na sexta-feira, dia 19, às 16h. Professor e engenheiro, Charles conta que apenas doze dias de pagamento de dívida pública equivalem ao montante que foi aprovado para o Auxílio Emergencial de 2021.

A coordenadora nacional da associação sem fins lucrativos (ACD), Maria Lucia Fattorelli explicou que existem muitas discrepâncias nos dados disponibilizados pelo governo e é necessário sempre estar atento às tabelas e aos gráficos pois o objetivo nunca é esclarecer realmente onde estão os recursos. Citou por exemplo, como ajuda a leitura dos dados baixados, que títulos que estão no Banco Central não são contabilizados no Estoque, mas são dívidas da mesma forma e por este motivo é necessário somar. Maria Lucia ressalta que nos gráficos fica evidente que a crise foi fabricada a partir de 2014. Disse também que mais do nunca, agora é imprescindível auditar a dívida pública, uma vez que as emendas recentes embutiram várias garantias a mesma na Constituição, priorizando o pagamento de dívida pública, em detrimento do sacrifício da população brasileira das políticas públicas. O povo brasileiro precisa perguntar: Que Dívida é essa?”, questiona Fattorelli.

Estado de Santa Catariana
Maria Lúcia falou sobre os gráficos de todos os estados sobre dívidas. Fica claro que não é problema de gestão ou governante. É uma ação padronizada “Quando mostra todos os estados, prova que é um padrão”, argumenta a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida. Com grandes mapas mentais e observações nos gráficos, o engenheiro verificou que Santa Catarina gastou R$ 3,1 bilhões em dívida em apenas dois anos (2019 e 2020). Comparou o executado conforme a área e constatou que apenas 86% deste total para a dívida foi investido em Saúde, no mesmo período.

O coordenador da ACD/SC, Luciano Wolffenbüttel Véras, explicou que a ideia é utilizar essas ferramentas e o conhecimento de Charles para ajudar na formação dos núcleos em todo país, garimpando dados úteis e utilizando-se deles em nível nacional ou nos estados. A ACD/SC e Charles se colocaram à disposição para auxiliar nessas tarefas. Estiveram presentes à reunião também da coordenação nacional, Rodrigo Ávila e Rafael Muller.