Atentado governamental aos Direitos Humanos na Bahia

Compartilhe:

Manifestamos nosso repúdio ao ataque ilegal, violento e covarde da Polícia Militar da Bahia ocorrido na manhã deste sábado (28/12), sob as ordens do Governador Rui Costa, que expulsou cerca de 200 famílias da Ocupação Nova Maria Felipa, no bairro da Ribeira, em Salvador.

Atacaram mulheres, crianças e idosos e até um tiro foi desferido em direção ao Deputado Estadual e membro do Núcleo Baiano da Auditoria Cidadã, Hilton Coelho e Douglas Matos, estudante de Direito, membro do SAJU (UFBA) que prestava assistência jurídica ao movimento. Se a Polícia Militar atirou contra um parlamentar, que é membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa da Bahia, imaginem o que não fazem nas favelas.

O Estado da Bahia chegou a prender o Dirigente Nacional do MLB – Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, Vitor Aical Moraes, que só foi liberado após pagamento de fiança. Um grave precedente que demonstra a grave perseguição e criminalização dos Movimentos Sociais.

Manifestamos nosso repúdio à criminalização da luta popular por direitos, em especial à moradia.

Vemos o pagamento da Dívida Pública aos banqueiros ser prioridade dos governos em detrimento do direito à moradia e demais direitos sociais da população, que ainda sofre dura repressão ao se manifestar.
Não à criminalização dos movimentos sociais! Auditoria da Dívida Pública, já!

Núcleo Baiano da Auditoria Cidadã da Dívida