CURSO: ORÇAMENTO E DÍVIDA PÚBLICA – Núcleo baiano da Auditoria Cidadã da Dívida inicia 1ª formação

Compartilhe:

Nesta segunda-feira, 28/4, o Movimento Auditoria Cidadã da Dívida – Núcleo/BA promoveu o I curso presencial sobre orçamento e dívida pública, com objetivo de facilitar a compreensão destas temáticas e estimular a participação de interessados na militância social. Lourival Matos, Denise Carneiro e Filipe Leão, coordenadores do núcleo baiano participaram da atividade.

Com utilização de cartolinas, do “Div-Real” – moeda criada pelo núcleo para simular eventos como a arrecadação de receitas e o pagamento de despesas públicas – além de outros recursos didáticos, os participantes interagiram e aprenderam com as situações que repercutem na execução orçamentária. “Achei a linguagem bem acessível e de fácil assimilação. Precisamos focar nos mecanismos que incentivam o surgimento das dívidas”, ponderou Priscila Martins, estudante de economia.

No orçamento federal, 42% dos recursos públicos são destinados ao pagamento de juros e amortizações da divida, que já alcança a casa dos trilhões. “Segundo Maria Lucia Fatorelli, um dos papeis do movimento nacional é debater como essa dívida surgiu, a fim de desvendar possíveis inconsistências”, revela Leão, que mediou o curso em nome do núcleo baiano.

De acordo com Lourival Matos, da coordenação geral do núcleo baiano, o movimento solicitou informações financeiras à Secretaria estadual da Fazenda, mas ainda não obteve respostas. “Vamos insistir e atuar sobre nossa realidade, pois a sociedade necessita fiscalizar a aplicação dos recursos públicos”, diz.

Denise Carneiro, que também integra o núcleo baiano e atua na coordenação de comunicação, avaliou positivamente o encontro. “Já alertamos a população sobre a dívida pública durante o período de carnaval, quando inserimos vários outdoors na cidade. Agora, mais de 20 mil pessoas visualizaram o cartaz do nosso I Curso de formação. Estamos no caminho certo”, avaliou.

Nesta segunda-feira, 5/5, às 10h será realizada a próxima reunião da coordenação executiva do núcleo baiano, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Servidores do Poder Judiciário na Bahia – SINDJUFE

________________________________________________________________