Informe sobre as atividades do Núcleo da ACD em alagoas

Compartilhe:

Gostariamos de informar que as atividades do núcleo para o primeiro semestre tem como base a continuidade da pesquisa sobre a dívida externa dos estados de 1948 a 2001 (projeto PIBIC aprovado), a participação na SBPC de 22 a 28 de julho, a organização de curso como se faz análise de conjuntura com destaque sobre o papel da dívida pública e oferecimento de palestras pelos alunos do projeto de pesquisa e extensão nas escolas publicas, em municípios próximo a cidade de Santana do Ipanema, sobre dívida pública e questão social.

Sobre o ítem 1 destacamos que já fizemos a fragmentação da planilha geral do senado federal de todos os empréstimos feitos pelos estados, constituindo planilhas por cada estado da federação onde realizamos o deflacionamento dos valores, separamos os empréstimos bilaterais, os empréstimos multilaterais e os empréstimos sem nome dos emprestadores. Nossa expectativas é que durante a SPBC possamos fazer uma exposição preliminar dos resultados da pesquisa.

Quanto ao item 2 propomos que a ACD prepare a intervenção do movimento auditoria cidadã dentro das atividades da SPBC. Este Congresso da SBPC terá a participação de mais de 10 mil pessoas congregando as principais entidades cientificas, movimentos sociais num momento marcado pelos efeitos das reformas, já aprovadas como a Emenda Constitucional 95, que congelou os gastos sociais por 20, bem como os efeitos das demais reformas que preparam ainda o Estado brasileiro para ampliar ainda mais a transferência do Fundo público para o setor financeiro. Nesta direção estamos organizando mesas dentro da programação da SBPC que tratam do tema da dívida pública e seus efeitos sociais, bem como mesas paralelas organizadas diretamente pelos movimentos sociais. Sendo assim, seria importante a participação do movimento ACD nacional e dos núcleos da ACD no nordeste visando: primeiro ter uma barraca com a divulgação do material nacional da ACD, da elaboração de manifesto da ACD com a participação das entidades cientificas e sindicais na defesa dos serviços públicos e na defesa dos direitos dos trabalhadores contras as privatizações.

Sobre o item 3 e 4 poderíamos fazer oficinas sobre a auditoria cidadã com o apoio de sindicatos que apoiam o nosso movimento em Alagoas.

É bom lembrar que neste evento poderíamos conseguir espaço nas rádios para denunciarmos os mecanismos de securitização e seus danos para as contas públicas e para o interesse social. Nesta conjuntura tão complexa precisamos ocupar mais espaços para podermos enfrentar em conjunto com mais movimentos o aprofundamento dos ataques e necessidade de reagirmos na defesa dos interesses dos nossos direitos