Núcleo Baiano realiza atividade com estudantes universitários de Petrolina/PE

Compartilhe:

Encontro com estudantes de Contabilidade e Administração em Petrolina/PE trouxe à tona o tema ‘Auditoria Cidadã da Dívida: setor público e controle social dos recursos públicos.’

Trabalhadores da iniciativa privada e do setor público, estudantes e aposentados têm sofrido fortemente com a política de corte orçamentário levada a cabo pelos governos nos últimos anos sob a falsa justificativa de resolver o problema da dívida pública. A escala de agressividade dessa política neoliberal (cortes, privatizações, desmonte das políticas sociais, etc.) atinge patamares cada vez mais violentos desde as primeiras ações do atual presidente da República. Diante de tantos ataques às áreas sociais, a população brasileira tem buscado compreender ‘que dívida é essa?’, ‘como a dívida pública tem sido gerada no país?’, ‘quais ações concretas as/os cidadãs/cidadãos podem tomar para que o Estado atenda as demandas sociais?’.

O trabalho desenvolvido pelo movimento da Auditoria Cidadã da Dívida tem revelado no Brasil e no mundo a existência do Sistema da Dívida. As lutas recentes na América Latina – como são os casos do Chile, Equador e Haiti – têm exatamente relação com as violências do Sistema da Dívida, cuja natureza consiste na transformação de dívida privada em dívida pública, um modelo que representa um verdadeiro saque de recursos públicos. Esse Sistema, através de mecanismos financeiros orientados para favorecer alguns grupos econômicos e possibilitar uma verdadeira “farra dos rentistas” no mercado financeiro, gera dívida pública sem qualquer contrapartida real em termos de investimentos públicos em saúde, educação, infraestrutura, ciência e tecnologia, dentre outras importantes áreas sociais. No entanto, como os mais pobres tem visto no Brasil, a conta só chega para eles pagarem, nunca chega para os grandes pagarem.

Na manhã do dia 21/10/2019, o núcleo baiano da Auditoria Cidadã da Dívida, na figura de Priscila Martins, debateu, junto aos estudantes de Contabilidade e Administração do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau/Petrolina-PE), a conjuntura atual, a natureza do setor público e o papel da Auditoria Cidadã da Dívida como organização de fortalecimento da cidadania.