Núcleo capixaba participa do 7º Encontro Nacional das Mulheres Petroleiras

Compartilhe:

Neste sábado, 06/04/2019, a representante do Núcleo Capixaba da Auditoria Cidadã da Dívida (NC-ACD), Lujan Maria Bacelar de Miranda, participou do 7º Encontro Nacional das Mulheres Petroleiras, que aconteceu em Vitória/ES.

Ela participou da mesa  “Impactos da Reforma Trabalhista e Previdenciária na vida das trabalhadoras e os direitos ainda preservados na lei”, com outras duas debatedoras: Euci Santos, assessora do Sindipetro-ES e Jossandra Rupf, da  CTB-ES.

Euci tratou sobre a reforma trabalhista, fazendo um resgate histórico sobre o direito trabalhista. Jossandra destacou as regras constantes da contrarreforma da previdência social.

Em relação à contrarreforma trabalhista, Lujan destacou os pontos para reflexão e fortalecimento da luta pela revogação da contrarreforma trabalhista e amplo direito de greve.

Em relação à contrarreforma da previdência social, fez uma abordagem destacando as questões gerais relativas à mesma, em especial a capitalização e a desconstitucionalização e deu ênfase à questão da dívida pública ilegal e ilegítima, razão maior de todos os ataques impostos ao povo brasileiro, e em especial, aos servidores e servidoras públicas, trabalhadores e trabalhadoras rurais, mulheres, pensionistas, idosos, idosas e pessoas portadoras de deficiência.

Ressalta-se que dentre os materiais constantes da pasta do referido encontro, estava a cartilha “Contrarreforma dos Banqueiros e do Governo Bolsonaro acaba com a Previdência Social”, uma publicação do Núcleo Capixaba da Auditoria Cidadã da Dívida e do Instituto Genildo Batista, cujo trabalho de pesquisa e redação foi feito por Lujan e de revisão por Lídia de Jesus.

Após as exposições houve um rico debate, que propiciou uma ampliação ainda maior do tema.

Lujan defendeu a greve geral para derrotar a contrarreforma dos banqueiros e do governo Bolsonaro. E destacou que é necessário que se busque alternativas, que vão além do calendário eleitoral, destacando que não basta se votar de dois em dois anos, que é necessário que se construa a revolução brasileira.

O 7º Encontro Nacional contou com participação de mulheres de vários estados do país e foi muito importante para o fortalecimento da luta para derrotar a contrarreforma da previdência.