NÚCLEO DO RIO DE JANEIRO NA LUTA PELA AUDITORIA

Compartilhe:

O Núcleo RJ da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD-RJ), ao longo desses primeiros meses do ano, vem desenvolvendo uma séries de atividades no intuito de aumentar a mobilização em torno da auditoria da dívida pública da União e do Estado do Rio de Janeiro.

O ano de 2016 começou com a notícia de que a Presidente Dilma vetou a realização de auditoria da dívida pública com participação de entidades da sociedade civil, cuja proposta havia sido incluída no Plano Plurianual (PPA 2016-2019). A partir disso, uma campanha nacional pela derrubada do veto teve início com participação dos membros da ACD-RJ que realizaram visitas aos parlamentares buscando seu compromisso do voto pela derrubada do veto.

Em outra frente, o Núcleo da Auditoria Cidadã-RJ possui um grupo de trabalho que desenvolve a auditoria da dívida do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, tem participado de assembleias e de diversos atos públicos dos servidores do Estado como os organizados pelo Sepe – Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação e pelo Muspe – Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais do Rio de Janeiro. Esses espaços são importantes para a divulgação da causa da necessidade de auditoria que impacta nos servidores do Estado, bem como em toda a população usuária dos serviços públicos como saúde e educação. 
Diante da atual conjuntura política e econômica do país, os membros do Núcleo têm sido procurados por diversas entidades para palestras, como as realizadas a pedido do Sindicato dos Petroleiros – Sindipetro, do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil – Sindifisco, do Comitê de Base da Cultura – RJ, do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz – Asfoc-SN, do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal – Sintrasef, das ocupações das escolas estaduais, entre outras.
Reuniões internas também têm sido frequentes para o planejamento de novas atividades. Entre elas, estão sendo construídas parcerias com escolas, universidades, movimentos sociais da cidade do Rio e outros municípios fluminenses, ideias para a TV comunitária, a busca pela criação de novos núcleos e a organização de seminários, entre outras ações que visam a divulgação de informações a um número cada vez maior de pessoas.
Se você deseja colaborar com a Auditoria Cidadã da Dívida Pública, entre em contato