PARAÍBA SE MOBILIZA PARA DISCUTIR A PEC 55 E A DÍVIDA PÚBLICA

Compartilhe:

Com apoio da ADUFPB, a Auditoria Cidadã da Dívida percorreu quatro campi da Universidade Federal da Paraíba para apresentar a palestra A PEC do Teto e a Dívida Pública, como parte do Projeto Realidade Brasileira e Universidade, promovido pela Seção Sindical do Andes.

No dia 3/11, a palestra foi realizada em parceria com o Sintespb, na sede desse Sindicato em João Pessoa. Nos dias 8 e 9/11, os campi dos municípios de Bananeiras, Rio Tinto e Areia também receberam a atividade.

A palestra pretendeu esclarecer que a dívida pública é considerada pela Auditoria Cidadã da Dívida o maior esquema de corrupção do país e que será beneficiado por diversas medidas em andamento desenvolvidas pelo atual Governo e pelo anterior, como a PEC 55, o aumento da Desvinculação das Receitas da União (DRU) para 30%, o PL 257 (PLC 54 em tramitação no Senado), o PLS 204, a ameaça de contrarreforma da Previdência, entre outras que devem ser combatidas pela sociedade.

Em todas as atividades participaram docentes, técnicos e estudantes, entre eles, os que estão nas ocupações dos campi da UFPB na luta contra a PEC 55-241 e a Reforma do Ensino Médio.
Com organização do Coletivo Cordel e do Prodema, na tarde do dia 7/11 também foi realizada a palestra para um grupo de alunos e professores.
Promovida pelo movimento Ocupa IFPB Cabedelo, também no dia 7, docentes, técnicos, estudantes participantes da ocupação do Instituto Federal da Paraíba-Campus Cabedelo e pessoas da comunidade também assistiram à palestra.

Na manifestação do dia 11, servidores da UFPB levaram cartazes pedindo auditoria da dívida e realizaram panfletagem contra a PEC 55.
A tarde do dia 14-11 foi dedicada pelo movimento Ocupa UFPB para estudos relativos à dívida pública. Houve a exibição do documentário Dívida Pública Brasileira: a soberania na corda bamba, seguido de debate e da oficina Dívida pública brasileira: histórico e relações com a PEC 55 e outras ameaças em curso.

As atividades contaram com a participação da voluntária da ACD, Gleice Rodrigues e diversos presentes nos eventos manifestaram interesse em criar núcleos da Auditoria Cidadã da Dívida, formar grupos de estudos e integrarem a luta pela #AuditoriadaDívidaJá!

acd-paraiba-2

acd-paraiba-4

acd-paraiba-6

acd-paraiba-8

Publicado dia 16/11/2016