Por que não se faz uma auditoria? – Maria Lucia Fattorelli

Compartilhe:

A dívida pública além de não ter contrapartida em investimentos públicos, como comprovou o TCU, ou seja, não tem servido para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, já consome em média 50% de todo Orçamento Público Federal, um gasto de TRILHÕES, e está por trás das privatizações, contrarreformas e teto de gastos sociais. Então, por que não se faz uma auditoria?

Cada 1% de aumento na taxa Selic representa um gasto anuais com juros da dívida em RS 40,1 bilhões, e o Banco Central aumentou a taxa selic de 2% para 13,75%, isso dá quase RS 500 bilhões de gasto somente com o aumento da taxa de juros. Em 2022 o Orçamento Federal Executado(pago), foi de RS 4,060 TRILHÕES, sendo que o gasto total com a dívida pública foi de RS 1.879 trilhão, correspondendo 46,30% de todo orçamento pago, já o gasto com a saúde foi de apenas 3,37% e educação 2,70%.

Temos uma dívida repleta de ilegalidades e ilegitimidades. O fato é que não se faz uma auditoria na dívida pública justamente para impedir a descoberta de vários esquemas financeiros que desviam os recursos públicos para os bancos privados e grandes rentistas, é exatamente por isso que é tão urgente que se faça a auditoria da dívida pública com participação da sociedade. #AuditoriaDaDividaJa