Por que tanta sedução para que servidores abram mão da aposentadoria integral?

Compartilhe:

Mais uma vez, o governo investe na sedução para que servidores públicos que têm direito à aposentadoria integral abram mão desse direito e migrem para a FUNPRESP, o que os deixará completamente vulneráveis ao funcionamento do mercado financeiro.

Conforme a Medida Provisória (MP) 1.119/2022, aproada pelo Senado, o prazo para a migração de servidores públicos do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) para o Regime de Previdência Complementar (RPC) foi prorrogado até o dia 30 de novembro, ampliando os direitos até de quem migrou antes da vigência da MP(!), o que comprova a tremenda sedução para essa migração de regime e a adesão à FUNPRESP. (Leia a notícia completa aqui)

Enquanto o relator da MP 1119 deputado Jorge Kajuru (Podemos-GO) a comemora como uma “vitória dos servidores”, o desmonte do RPPS segue acontecendo e ganhando destaque na imprensa. A falácia da “falta de recursos”, as contínuas Reformas da Previdência que dificultam o acesso à aposentadoria e obrigam ao pagamento de contribuição previdenciária mesmo após se aposentarem, e, adicionalmente, essa sedução à saída de servidores do regime, caminham no sentido de PRIVATIZAÇÃO do RPPS, iludindo muitos com a adesão à Previdência Complementar, que deixa servidores vulneráveis.

“Essas modificações têm destruído o modelo de solidariedade do RPPS, que exigiria contínuos investimentos em concursos e melhoria do atendimento à população, passando a submeter as aposentadorias às regras de mercado. A FUNPRESP seduz servidores a aderirem a um modelo que os deixa completamente vulneráveis, pois só está definido o valor da contribuição e o benefício vai depender do mercado, sem contar que irá inviabilizar a aposentadoria integral dos mais antigos”, explica a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli.

Visando tirar todas as dúvidas dos servidores e servidoras sobre a janela de migração da Funpresp, Fattorelli participou de evento com Sindicatos do Judiciário Federal no dia 23/6 e deu sua visão sobre o tema. Saiba mais assistindo AQUI.