Professora Maria Inês Bravo apresenta a luta pela preservação da Saúde Pública – Painel 9 do Seminário Nacional da ACD

Compartilhe:

Professora Maria Inês Bravo trouxe o tema “Luta pela preservação da Saúde Pública universal e gratuita no Brasil”* para o Painel 9 do Seminário Nacional promovido pela Auditoria Cidadã da Dívida, na manhã de sexta-feira, dia 9/7. Lutadora histórica da saúde pública no Brasil, em sua palestra a Profª Inês Bravo defendeu a estatização da Saúde e explanou sobre os diversos projetos que trouxeram danos ao setor da Saúde desde 1980 até agora.

Para a professora Inês, é fundamental retomar a luta pela Reforma Sanitária, iniciada com ênfase nos anos 1980. Os avanços conquistados a duras lutas, com as discussões da época vieram para a Constituição, homologada em 1988. Porém, “o SUS tem sido desmontado desde a sua criação”, resume a painelista. Em 1990, começaram os debates em torno do que ela chamou de “Reforma Privatista”.

Já de 2003 a 2016, considera como período de Projeto de Reforma Sanitária Flexibilizada, com privatizações por dentro do Estado, justamente nos governos do PT, que deveria ser contrário às políticas neoliberais. A partir de 2016, inicia o Projeto de SUS submetido ao mercado. Cita as relações de ex-ministros da Saúde com o “mercado”, como Luis Henrique Mandetta com Unimed e instituições “filantrópicas”, Nelson Teich que era do setor privado, mencionando ainda os ministros Eduardo Pazzuello e o atual, Marcelo Queiroga. Ela ressaltou a importância dos movimentos sociais e espaços de debate como o Fórum de Saúde que existe em cada Estado e a Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, conclamando todas as entidades da sociedade a participar. Para a professora, só a mobilização popular, nas ruas, pode alterar o cenário de escassez do país.

Assista à palestra completa:

Veja o Painel 9 na íntegra: