Qual a justificativa técnica para manter juros altíssimos? NÃO HÁ!

Compartilhe:

Fevereiro começou, e com ele a expectativa do anúncio do Banco Central sobre a taxa básica de juros (Selic). A decisão da diretoria do Banco Central (que compõe o chamado Comitê de Política Monetária do Brasil – Copom) será revelada ainda hoje, e analistas financeiros esperam que a Selic seja mantida no atual patamar de 13,75%, apesar da pressão gerada pelas críticas do governo Lula à elevada taxa, como destaca o Correio Braziliense desta quarta-feira (1).

Os especialistas do mercado tentam vender a ideia de que as críticas à política monetária do Banco Central (BC) podem justificar a manutenção dessa elevada taxa, o que não tem base técnica alguma!

De março de 2021 até agora, o BC disparou a Selic de 2% em 2021 para o absurdo patamar de 13,75% que está vigorando desde o início de agosto! A desculpara do Banco Central para essa disparada da Selic foi o controle da inflação, o que é uma grande mentira!
A ACD já denunciou diversas vezes que a inflação brasileira é causada pelo aumento dos preços de alimentos e de administrados pelo próprio governo (energia e combustíveis), que não caem com o aumento dos juros!

Mesmo depois que o índice de inflação caiu (por causa da redução de tributos sobre combustíveis e energia), o Banco central manteve a Selic alta, cada hora com uma desculpa sem fundamento…
Realmente não há como esperar consciência por parte do setor financeiro, e é por isso que precisamos pressionar pela aprovação do Limite dos Juros no Brasil, através do Projeto de Lei Complementar (PLP) 104/22. Nos ajude a impor um limite para toda essa usura e facilitar o acesso ao crédito para todos e todas! Acesse a enquete oficial da Câmara dos Deputados e vote favoravelmente em https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2333328 Conheça melhor a nossa proposta em www.auditoriacidada.org.br/limitedosjuros

#LimiteDosJurosJá #TemQueVirarLei #PLP104SIM