Reflexões da CBJP para o Dia das Mulheres 2022
Além de participarem da live da ACD desta segunda-feira (7), que irá dialogar sobre distintos aspectos que afetam as mulheres de hoje e os desafios que têm pela frente, visando trazer reflexões necessárias para atingirmos um mundo que possa ser compartilhado de forma mais justa e respeitosa para com todas as pessoas e a Natureza, as 7 mulheres da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), também produziram, em conjunto, o artigo “Reflexões da CBJP para o Dia das Mulheres 2022”, publicado hoje no site da CBJP.
Confira a introdução abaixo e acesse aqui o link para a leitura completa no portal da CBJP.
REFLEXÕES DA COMISSÃO BRASILEIRA JUSTIÇA E PAZ (CBJP) PARA O DIA DAS MULHERES 2022
“Não houve ato de bondade para que um dia decidissem que nós mulheres também poderíamos votar e ser votadas, ocupar cargos públicos e exercer a nossa cidadania. Tudo foi conquistado à custa de muita luta de nossas antepassadas, escravizadas e desrespeitadas em sua inteligência, capacidades e liberdade. Rendemos a nossa imensa gratidão a todas que nos antecederam.
Apesar dos avanços, ainda falta muito por conquistar: a discriminação e a violência contra as mulheres persistem e tudo isso se agravou desde o início da pandemia do coronavírus.
Neste artigo, feito a várias mãos pelas sete mulheres que integram a atual gestão da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), organismo da CNBB, abordamos distintos aspectos que afetam as mulheres de hoje e pontuamos desafios que temos pela frente.
Nosso objetivo é trazer reflexões necessárias para atingirmos um mundo que possa ser compartilhado de forma mais justa e respeitosa para com todas as pessoas e a Natureza.
Seguimos marchando, tecendo a história com cada ponto que cada uma contribui em seu espaço de atuação.
Muita força e coragem para todas nós!”