Relator do Limite dos Juros na CFT recebe a Auditoria Cidadã da Dívida

Compartilhe:
Nesta quarta-feira (19) o relator do PLP 104/22 na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara, Deputado Julio Cesar (PSD-PI), recebeu a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) Maria Lucia Fattorelli, a economista Maria Cristina Araújo (ex-presidente do Corecon-DF) e o colaborador da ACD Victor Hugo Gomes para debater o Projeto de Lei Complementar que visa limitar os juros no Brasil.
 
Criado a partir de estudos realizados por diversas entidades da sociedade civil, o PLP 104/22 está muito bem fundamentado, como já destacou o relator da proposta na Comissão de Legislação Participativa da Câmara, Deputado Pedro Uczai (PT-SC). “Quase 80 países no mundo já possuem limite para juros e o Brasil também precisa ter, pois a ganância dos bancos não tem limite”, afirmou Fattorelli.
No encontro foram entregues artigos da ACD e também a carta que pede a aprovação do PLP 104 sem alterações. Em troca, o Deputado Julio Cesar nos presenteou com a publicação “O Brasil e o Mundo em dados comparativos”, de sua autoria, e prometeu analisar a proposta com atenção, já que também é um questionador da imensa lucratividade dos bancos e dos juros altos praticados no país. Caso seja aprovado na CFT, o PLP 104 deve seguir para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) em sua caminhada até chegar a votação em plenário.