Rio de Janeiro: intervenção militar e Plano de Recuperação Fiscal

Compartilhe:

O espetáculo da segurança foi o marketing escolhido pelo governo para tentar alavancar popularidade e desviar o foco dos problemas e da pilhagem dos cofres públicos promovido pelos poderes da República. A revista de crianças e adolescentes pobres e fichamento de moradores das favelas é apenas uma parte dessa triste exibição.
Além do claro viés político eleitoral, a invasão do Rio de Janeiro por militares nas últimas semanas, jogou luz à situação alarmante em que se encontram os estados brasileiros.

Muito se fala sobre o aumento da violência, mas pouco se fala sobre a queda de investimentos em segurança pública nos últimos anos no estado. Segundo dados apurados do Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público) nos últimos três anos, o governo estadual cortou R$ 888 milhões, queda de 9%. Além disso, o baixo investimento em educação, transporte e saúde ajudam a agravar esse quadro.

Os estados brasileiros vêm sofrendo danos financeiros que travam investimentos em políticas públicas de qualidade. A dívida dos entes federados com a União tem sido um problema para as finanças estaduais. Documento elaborado pela Auditoria Cidadã da Dívida mostra como o “Plano de Recuperação Fiscal”, imposto pela União ao estado do Rio de Janeiro, ajudam a perpetuar a submissão ao ilegal e ilegítimo Sistema da Dívida. Confira: NOTA TÉCNICA DA AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA Nº 1/2017