Saiba sobre a Auditoria da Dívida Pública em nossa Cartilha

Compartilhe:

A Auditoria da Dívida Pública é um processo de análise detalhada das finanças de um país para examinar a origem, a legitimidade, a legalidade e a gestão de sua dívida. Ela busca garantir transparência, responsabilidade e sustentabilidade nas finanças públicas.

Países como o Equador realizaram auditorias de suas dívidas para investigar possíveis irregularidades, como contratos duvidosos, empréstimos ilegais ou ilegítimos, taxas de juros abusivas e corrupção associada aos empréstimos. O Equador, por exemplo, fez uma auditoria – com participação da sociedade civil nacional e internacional – em 2007/2008, tendo anulado parte significativa de sua dívida externa, o que permitiu um aumento dos investimentos sociais.

No Brasil, é essencial – e constitucional – realizar auditoria para promover a transparência, a responsabilidade e a justiça financeira e social. Muitos países enfrentam problemas de dívida pública, devido a empréstimos feitos sem o devido debate e usados de forma indevida, por exemplo, para pagar os altíssimos juros da própria dívida, e não para investimentos sociais. Foi desta forma que, no Brasil, a Dívida Pública Federal cresceu R$ 464 bilhões em 2022.

As auditorias podem revelar práticas questionáveis, possibilitando a renegociação de termos mais favoráveis e até mesmo a anulação de parte da dívida considerada ilegítima, beneficiando a economia e o bem-estar da população.

Portanto, a Auditoria é fundamental para garantir uma gestão financeira mais ética, transparente e justa, ajudando o país a lidar com sua dívida de maneira mais sustentável e responsável.

Saiba sobre a Auditoria da Dívida Pública, baixando a Cartilha que a ACD preparou, aqui neste link.