Se 76 países possuem mecanismos para limitar os juros, por que não podemos?!

Compartilhe:

Você sabia que no Brasil, não existe limite para os juros e algumas bandeiras de cartão de crédito chegam a cobrar juros superiores a 1.000% ao ano?! Um absurdo, não é mesmo? Pois segundo o próprio Banco Central do Brasil, setenta e seis (76) países possuem mecanismos legais que limitam as taxas de juros. Por que aqui não?

Na Espanha, por exemplo, desde 2011 o limite dos juros consta de lei sobre contratos de crédito, e proíbe, por exemplo, que os juros do cheque especial ultrapassem 7,5% ao ano, correspondente a duas vezes e meia o nível da taxa de juros legal (de 3% ao ano), estabelecida anualmente na Lei Geral do Orçamento do Estado. Isso impede que você compre algo ou pegue um empréstimo de determinado valor e no fim das parcelas acabe pagando muito mais, como acontece aqui!

Assim, enquanto na Espanha o limite da taxa de juros sobre contratos de cheque especial é de 7,5% ao ano, no Brasil esse limite foi fixado em 151,82% ao ano pelo Banco Central. Vejam a diferença! Na França, esse limite é de 14,96% ao ano, e em Portugal, o limite de taxa de juros para TODOS os tipos de contratos de crédito foi fixado em 15,7% ao ano. Estamos ou não sendo roubados? Chega!

Faça parte do movimento pelo Limite dos Juros no Brasil! Apoie a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP 104/22) que vai acabar com essa farra! O PLP 104 já está na Câmara dos Deputados e você pode pressionar os parlamentares pela aprovação com apenas 1 clique!

Acesse e faça a sua parte → auditoriacidada.org.br/pressione-a-cft-pelo-limite-dos-juros
Saiba mais sobre a Campanha em auditoriacidada.org.br/limitedosjuros