Selic alta faz com que os juros de mercado aumentem ainda mais!

Compartilhe:

Pela primeira vez desde o início do Plano Real um presidente terminará seu mandato deixando para o povo brasileiro um salário mínimo com menor poder de compra do que quando assumiu. Levantamento feito pela consultoria financeira Tullet Prebon Brasil e divulgado pelo jornal O Globo mostra que, descontada a inflação, queda no fim do mandato de Bolsonaro será de 1,7% (Leia em http://glo.bo/3M2Agin).

Isso significa que o nosso dinheiro está valendo cada vez menos e já não é possível comprar a mesma quantidade de itens que nos anos anteriores. Mas de quem é a culpa? Segundo o documento divulgado na última segunda-feira (9), são dois os vilões: o ajuste fiscal, que afeta diretamente o Orçamento da União e, é claro, a aceleração da inflação, “turbinada” pela política suicida do Banco Central (BC) de aumentar a taxa básica de juros (Selic).

Ao aumentar a Selic, o BC provoca aumento em cadeia dos demais tipos de juros de mercado (que incidem sobre empréstimos bancários, cheque especial, cartão de crédito etc.), o que acaba provocando elevação de preços, já que todas as empresas incorporam os custos financeiros ao preço de seus produtos. Como consequência disso tudo, temos menos produção, menos empregos, menos consumo, menos renda e mais crise! Assim nenhuma economia aguenta. É hora de virar esse jogo!

Faça sua parte e clique aqui para cobrar abertura da CPI para investigar a atuação do Banco Central