Sem limite de juros, lucro líquido dos bancos cresce 49% em 2021

Compartilhe:
Notícia do Correio Braziliense da última sexta-feira mostra que os banqueiros brasileiros devem estar bastante satisfeitos, afinal, o lucro líquido das instituições financeiras no último ano foi de R$ 132 bilhões, 49% maior que o registrado em 2020. Os números são do Relatório de Economia Bancária (REB) de 2021, divulgado pelo Banco Central (BC), que apontam o crescimento da margem de juros, a redução de despesas com provisões e os ganhos em eficiência como os fatores para o resultado. (Leia mais no Correio Braziliense)
 
Não nos surpreende que a política monetária suicida do BC de elevação da Selic seja uma das principais responsáveis por esse lucro. Com uma disparada que elevou a taxa de 2% ao ano em março de 2021 para os atuais 13,75% ao ano sob a falsa justificativa de controlar a inflação, o mecanismo que remunera bancos por depositarem suas sobras de caixa no BC está rendendo como nunca. Enquanto isso, as taxas para empréstimos às empresas e trabalhadores continuam altas como sempre, assim como os juros do cheque especial e cartão de crédito, que em algumas bandeiras chegam a até 1000% ao ano! Mas com esse lucro todo, como esperar alguma mudança por parte dos bancos?
 
Cabe a nós exigir essa mudança! Se o Limite dos Juros se tornar lei, o acesso ao crédito será mais fácil, as taxas do cartão serão menores, e o país será mais justo! Vem com a gente e pressione pela aprovação do PLP 104/22, o Projeto de Lei Complementar criado pela Auditoria Cidadã da Dívida em parceira com diversas entidades da sociedade civil que vai definir o limite de juros em no máximo 12% ao ano. Vamos acabar com essa farra que só beneficia o setor financeiro! Acesse www.auditoriacidada.org.br/limitedosjuros e faça a sua parte enviando com 1 clique a mensagem que preparamos para os parlamentares e votando na enquete oficial da Câmara! #limitedosjurosjá #temquevirarlei #plp104sim